Sem categoria

Dicas para conservar melhor suas flores

Alguns cuidados básicos devem ser utilizados para garantir a durabilidade das flores.

Prefira as flores mais frescas e com alguns botões fechados, folhas bem viçosas e verdinhas. Rosas abertas é sinal de que já estão alguns dias na floricultura, portanto, escolha os botões mais fechados e firmes. Dê uma apertadinha de leve: se estiver mole não compre; se estiver firme estão perfeitas.

Conservação da Flores

​Escolhendo o vaso

O vaso escolhido para colocar as flores deve ser lavado com água e detergente antes de ser usado. É indicado o uso dos de vidro, transparentes, pois eles permitem ver quando a água fica turva e precisa ser trocada. Entretanto, os de porcelana são super bem-vindos também. ​

Após o uso, os vasos devem ser novamente lavados com água e detergente.

​Cuidado com a água​

A água é um excelente local para o desenvolvimento de bactérias. Para evitar que elas se proliferem muito rápido, a dica é utilizar um conservante. O produto tem um alimento para as flores. A sujeira pode “entupir” o caule da rosa e comprometer a absorção.

Não se deve encher o vaso com água até a boca. O ideal é cobrir os caules das flores com 5 a 8 cm de água. Certifique-se de trocar a água a cada dois dias e lavar novamente o vaso. Corte as hastes em 2 a 3 cm, pois irá fazer suas flores durarem muito mais.

​Folhas

​Limpe bem as hastes e deixe somente as folhas de cima. Não deixe as folhas das hastes em contato com a água. Elas também favorecem a proliferação das bactérias.

Conservantes

Nas floriculturas ou casas especializadas, CADEG, Leroy Merlin, outros​ é possível comprar conservantes próprios e prontos para serem usados. Estes já vêm com alimentos para as flores. Nesse caso, é só seguir as instruções da embalagem para misturar e usar.

Em casa, também é possível fazer conservantes.

Receita de conservante caseiro

Em 1 litro de água, misture 1 colher de chá de água sanitária e meia colher de chá de açúcar. Se preferir, no lugar da água sanitária, coloque vinagre branco. O açúcar fornecerá energia para a planta, mas lembre-se de colocar sempre na medida.

​Ambiente

Escolher o lugar onde o vaso será colocado também é muito importante. Nunca deixe as flores próximas às frutas, pois elas soltam um gás chamado etileno, que é prejudicial às rosas. Ele deixa as pétalas amareladas e envelhece a flor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s